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Desenvolvimento da Consciência Fonológica


Desenvolvimento da Consciência Fonológica

A consciência fonológica (CF) é um dos preditores para a aquisição das competências de leitura e escrita. É uma capacidade que contribui para a aprendizagem do princípio alfabético, relação grafema-fonema (letra-som) e, consequentemente, codificação e descodificação de palavras escritas.

A CF é a capacidade de pensar e refletir sobre os sons da fala e de que forma se organizam dentro das palavras. Existem diversas dimensões, competências e conhecimento com maior ou menor complexidade que envolvem a perceção, identificação, reflexão e manipulação dos sons em três níveis diferentes (silábico, intrassilábico e fonémico). Estas competências são caracterizadas de acordo com o sistema fonológico e grau de complexidade, assim, num nível mais alto CF, é requerida uma análise de constituintes mais pequenos (sons da fala), mas num nível mais rudimentar, é requerida uma análise de constituintes maiores (sílabas).

A CF desenvolve-se de forma gradual e natural, sendo que o seu desenvolvimento depende de várias dimensões, como a idade, capacidade metacognitiva, nível de escolaridade, tipo de experiências, contacto com a escrita, linguagem oral e tipo de atividades apresentadas à criança.

Com o objetivo de desenvolverem um instrumento de avaliação de CF, Pinheiro, Santos & Castro (2010) realizaram um estudo piloto com 60 crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 9 anos de idade, divididas em seis grupos de 10 elementos, de acordo com a sua faixa etária ou ano de escolaridade. O instrumento era composto por 16 provas divididas por quatro competências: consciência silábica, intrassilábica, fonémica e de acento. Através dos dados recolhidos, as autoras criaram uma escala de desenvolvimento da CF, de forma a ilustrar, para cada grupo etário, quais as tarefas que se encontraram “não adquiridas” (a vermelho), “em emergência” (a amarelo) e “adquiridas” (a verde).

DICAS PARA PAIS E PROFESSORES:

Quando estão a ler uma história, podem dividir o título em palavras e posteriormente cada palavra em sílabas;

Na hora da brincadeira, dividir o nome de objetos em sílabas ou sons, procurar ou pensar em palavras que rimem, procurar ou pensar em palavras que comecem com o mesmo som (p.ex., as palavras <sapo> e <Célia> começam com o mesmo som – /s/);

Jogo tipo “Detetive de Palavras” – procurar palavras escondidas dentro de outras, omitindo, adicionando ou invertendo sílabas (p.ex., se tirar o <sa> do <sapato> fica <pato>, se colocar <o> na palavra <velha> fica <ovelha> e se trocar a ordem das sílabas da palavra <mala> fica <lama>);

Jogo da sílaba forte – descobrir qual é a sílaba forte de uma palavra (p.ex., na palavra <água>, a sílaba forte é <á>);

Jogo “adivinha e procura o que disse” – dizer palavras de coisas que existam no espaço divididas em sílabas ou sons e a criança juntar e formar a palavra inteira e procurar (p.ex. dizer à criança “estou a ver um <sa> – <pa> – <to>” e a criança responde “um SAPATO!” e vai buscar o sapato);

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