Psicologia Infantil

As crianças passam por diversos estádios de desenvolvimento.

A par com o desenvolvimento físico, a psique da criança vai sendo construída ao longo do tempo.

Esta construção é influenciada pela genética e pelas experiências de relação que a criança vai tendo ao longo do seu desenvolvimento.

É muito comum, em alguns destes estágios, haver mais dificuldade em resolver e aprender o que há para aprender e aí, a criança começa a demonstrar alguma desorganização, a qual pode ser visível através de perturbações de comportamento ou de dificuldades de aprendizagem, ou pode ser menos perceptível, através de inibições e dificuldades no relacionamento com os outros.

Normalmente é durante a escolaridade que começam a ser mais visíveis estas dificuldades demonstradas pelas crianças.

Qual o papel da psicologia infantil? para que serve?

É importante que os cuidadores destas crianças, olhem para estes sintomas com olhos de amor e reconheçam que não são mais que pedidos de ajuda da biologia da criança.

Se a criança tem problemas de comportamento e de relação, quer por ser desafiante e opositora, quer por ser demasiado inibida, é apenas sinal que está a ter dificuldades em alguma fase do seu desenvolvimento.

É aqui que a Psicologia Infantil tem um papel fundamental.

Um Psicólogo bem treinado vai facilmente perceber em que fase de desenvolvimento a criança se encontra e como fazer para a ajudar a resolver o que ela tem para resolver.

Um trabalho terapêutico atempado desbloqueia rapidamente estas questões e a própria criança tem a fabulosa capacidade de continuar o seu desenvolvimento de uma forma harmoniosa.

Se a criança não tem esta ajuda para desbloquear o que precisa para a continuação do seu desenvolvimento, os seus sintomas vão piorando podendo mesmo criar um quadro mais complexo de Conduta Desafiante Opositora ou outros.

É importante olhar-se para estes sintomas como pedidos de ajuda da biologia da criança, sinais que vão sendo cada vez mais desadequados se não forem atendidos.

Copo com lápis de cor, sobre desenho com padrão simétrico para pintar na terapia de psicologia infantil.

Em Psicoterapia Infantil, e na relação com um terapeuta experiente, todas estas situações podem ser resolvidas.

O trabalho do Psicólogo, passa por identificar o que se passa com a criança e estabelecer uma relação com esta em consulta, onde através de brincadeiras, conversas, limites, desenhos, etc., são desbloqueadas as dificuldades que a criança apresenta.

Neste trabalho é fundamental o envolvimento dos pais que em casa devem seguir as prescrições do terapeuta sobre a forma de se relacionarem com a criança.

Veja como a sua criança está e o que ela precisa para se desenvolver da melhor forma.

Marque uma Avaliação Infantil Diagnóstico de Desenvolvimento Infantil à sua criança.

Encare isso como fazer umas análises rotineiras ao seu filho, mas em vez de ser umas análises ao sangue, trata-se de uma análise às suas emoções e ao seu funcionamento psicológico.

Destinatários:

  • Dificuldades de relacionamento e comunicação;
  • Apatia;
  • Comportamento opositor, desafiante ou agressivo;
  • Hiperatividade;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Terrores noturnos (pesadelos);
  • Dificuldade no controlo dos esfíncteres;
  • Ou outras dificuldades do foro emocional;