Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é uma profissão da saúde especializada no atendimento direto a pessoas de todas as idades. Através de uma boa avaliação define-se o tipo de tratamento e devida utilização de técnicas e estratégias adequadas tendo em vista proporcionar ao indivíduo o máximo de desempenho e autonomia em todos os aspetos da sua vida diária.

O que é um Terapeuta Ocupacional

Os terapeutas ocupacionais têm como objetivo a autonomia das pessoas nas suas ocupações diárias. Os terapeutas ocupacionais têm em conta tudo o que uma pessoa faz de manhã à noite. O terapeuta observa as tarefas e rotinas diárias, para identificar e poder auxiliar promovendo competências nas áreas de dificuldade. Os Terapeutas Ocupacionais utilizam a capacidade de análise para identificar a raiz das dificuldades funcionais da pessoa. Estas podem ser, sensoriais, físicas, emocionais, ambientais ou sociais.

O Terapeuta Ocupacional faz uso terapêutico das atividades significativas para a pessoa por forma a aumentar a função, melhorar o desenvolvimento e prevenir a deficiência. Pode incluir ajudas técnicas para a melhoria da qualidade de vida se necessário.

O terapeuta Ocupacional pode:

  • Orientar sobre equipamentos/ajudas técnicas para promover a independência funcional;
  • Orientar na adaptação do ambiente para permitir a mobilidade ou autonomia nas tarefas necessárias;
  • Educar os cuidadores, professores e ou educadores sobre como apoiar, incentivar ou ajudar um familiar a atingir a capacidade máxima, com independência e dignidade;
  • Selecionar atividades adequadas a cada caso para melhorar as dificuldades subjacentes e criar e implementar programas especializados para a reabilitação;
  • Fazer tratamento direto de reabilitação para ajudar a desenvolver capacidades que permitam uma maior independência.

O que é um Terapeuta Ocupacional pediátrico?

A intervenção do terapeuta ocupacional na pediatria parte do pressuposto que o brincar é ocupação significativa para a criança. O terapeuta ocupacional utiliza esta motivação adaptando as atividades às necessidades de cada criança desafiando de forma motivadora e ajudando a desenvolver as capacidades cognitivas, físicas e sociais das crianças, enquanto brincam de acordo com o perfil que apresentam. Ajudando a identificar as necessidades de cada criança e trabalhando em equipa com pais e professores podemos ter resultados surpreendentes.

O terapeuta ocupacional avalia a criança e usa técnicas e atividades terapêuticas para ajudar a maximizar as capacidades e independência da criança. As técnicas de avaliação e tratamento terapêutico variam de acordo com as necessidades de cada criança.

Um terapeuta ocupacional pediátrico tem conhecimento especializado em crianças com necessidades especiais e dificuldades que afetem de alguma forma o seu desenvolvimento.

Um terapeuta ocupacional pediátrico especializado em integração sensorial tem formação especializada nas áreas de desenvolvimento sensorial, e do neuro desenvolvimento e compreende a importância de manter e desenvolver a confiança da criança que apresenta desafios no seu desenvolvimento.

Ao usar a educação, diversão e atividades que estimulam o desenvolvimento num ambiente desenhado para motivar a criança, o terapeuta ocupacional pediátrico fornece às crianças experiências sensoriais e motoras adaptadas às suas necessidades de forma a potenciar o seu desenvolvimento e ajudando-a a desenvolver competências e a alcançar o sucesso.

Integração sensorial

A Integração Sensorial (IS) envolve o registo e o processamento eficiente das sensações de toque, movimento, posição do corpo, visão, olfato, paladar e som. A IS consiste no processo de organização cerebral e interpretação dessas informações. É necessária uma IS eficaz como base para a aprendizagem e comportamento adaptativo.

A maioria das crianças desenvolve uma IS eficaz naturalmente ao vivenciar as experiências comuns do dia-a-dia durante a infância. No entanto, algumas crianças, não desenvolvem uma IS tão eficiente apresentando dificuldades de processamento sensorial (DPS).

Quando o processo da integração ou processamento da sensação é desordenado, as crianças podem apresentar diversos problemas de aprendizagem, de desenvolvimento e de comportamento. Algumas crianças com DPS podem apresentar mais sensibilidade ao som ou toque, podem necessitar de estar em movimento durante a maior parte do tempo. As crianças com DPS requerem apoio especializado para que possam gerir e amadurecer seus sistemas sensoriais.

Destinatários da terapia ocupacional:

  • Dificuldades de processamento sensorial;
  • Perturbações na relação (crianças adoptivas ou com problemas do foro emocional);
  • Dificuldades na alimentação;
  • Bebés com dificuldade na regulação e sono;
  • Dificuldades na coordenação motora ou motricidade fina;
  • Dispraxias;
  • Crianças no espectro de autismo ou asperger;
  • Atraso de desenvolvimento global;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Hiperatividade e défice de atenção;
  • Dislexia – Dificuldades de perceção visual avaliação e intervenção;
  • Mutismo Seletivo;
  • Dificuldades motoras;
  • Escrita;